O mercado de embalagens no Brasil
O mercado de embalagens no Brasil é um dos maiores do mundo, movimentando cerca de US$ 35 bilhões em vendas em 2014, segundo a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). Esse setor é influenciado pela atividade econômica do país, pelo poder de consumo dos brasileiros e pelas tendências de comportamento da sociedade.
Nos últimos anos, o mercado de embalagens enfrentou alguns desafios, como a recessão econômica, a alta da inflação, a redução do auxílio emergencial e a pandemia da Covid-19. Apesar disso, o setor conseguiu se manter em crescimento, registrando uma taxa de 1,1% ao ano entre 2014 e 2018, e uma alta de 6,8% no segundo trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse desempenho positivo se deve à capacidade de inovação da indústria de embalagens, que tem buscado atender às demandas dos consumidores por produtos mais convenientes, funcionais, sustentáveis e personalizados. Alguns exemplos são as embalagens em porções individuais, os produtos sem glúten, lactose ou açúcar, as embalagens recicláveis ou biodegradáveis e as embalagens inteligentes que informam sobre a qualidade ou a validade do produto.
Além disso, o mercado de embalagens tem se beneficiado do avanço do e-commerce, que aumenta a necessidade de embalar os produtos para o transporte e a entrega. As embalagens para o comércio eletrônico devem ser resistentes, seguras, atrativas e fáceis de abrir e descartar. Também devem estar alinhadas com a identidade da marca e com a experiência do cliente.
Para o futuro, o mercado de embalagens no Brasil tem boas perspectivas de crescimento, estimado em 1,6% ao ano até 2024 pela ABRE. Um dos fatores que pode impulsionar o setor é o Acordo Mercosul-União Europeia, que prevê a cooperação e o livre comércio entre os dois blocos econômicos. Esse acordo pode abrir novas oportunidades de negócios e investimentos para a indústria de embalagens brasileira, bem como estimular a troca de tecnologia e conhecimento.
O setor de embalagens no Brasil é um segmento dinâmico, diversificado e competitivo, que acompanha as mudanças do mercado e da sociedade. Com criatividade, qualidade e sustentabilidade, as embalagens brasileiras podem se destacar no cenário nacional e internacional.